Ver mais
Voltar ao topo

COVID-19

A situação provocada pela pandemia do Covid-19 desencadeou um conjunto de efeitos macro e micro económicos em todo o tecido empresarial português.

A Informa D&B, nos seus 110 anos de existência, já atravessou diversas crises mundiais e tempos difíceis, nos quais sempre ajudou os seus clientes a reencontrar a confiança necessária para retomar o negócio. O período de crise pandémica que vivemos, não é exceção.

Desde o primeiro minuto, ajustámos os nossos modelos, avaliámos os impactos setoriais e desenvolvemos modelos e instrumentos capazes de apoiar empresas e decisores do setor público, no momento de tomarem decisões, repensarem políticas, procederem a rápidos ajustamentos, com o objetivo de salvaguardarem o presente e o futuro, em circunstâncias muito diferentes de há apenas poucos meses.

Impacto setorial na economia portuguesa

Os setores da economia não estão a ser afetados pela pandemia da mesma forma.

A equipa de análise do tecido empresarial da INFORMA D&B elaborou o primeiro retrato do tecido empresarial após o eclodir da crise, com o objetivo de determinar o impacto que a crise do Covid-19 poderá ter nos diferentes setores de atividade da economia portuguesa em 2020. 

Ver Estudo

 

Impacto setorial na economia portuguesa (1)

Scan Covid

Este indicador de impacto desenvolvido pela Informa D&B permite a perceção imediata da exposição de uma carteira de clientes ou fornecedores ao impacto da COVID-19, que pode ser baixo, médio ou alto.

Com o objetivo de o ajudar a rapidamente avaliar o grau de exposição da sua carteira de clientes ou fornecedores a estes impactos, a Informa D&B decidiu oferecer aos seus clientes uma radiografia com a distribuição da sua carteira por grau de impacto setorial e por risco de failure, permitindo uma atuação mais rápida na reconfiguração das políticas de concessão de crédito, condições de pagamento, de vendas ou de compras, entre outras.

Com este conhecimento, poderá imediatamente ajustar as suas políticas de crédito, condições de pagamento e de compras, salvaguardando assim o seu negócio.

Ver exemplo | Ver oferta

 

scan covid-19

Scan Covid-19 Análise do Município

O Scan Covid-19 permite a cada decisor municipal atuar rapidamente no desenho de estratégias e na reconfiguração das políticas de apoio aos setores e empresas, bem como a todo o emprego que geram.

Esta análise permitirá avaliar rapidamente o grau de impacto no tecido empresarial do município da nova realidade, quantificando por setor de atividade e grau de impacto, as empresas, o volume de negócios, o emprego e as exportações, assim como a distribuição do tecido empresarial do município por grau de impacto setorial e por risco de failure, o que permite perceber mais facilmente a maior ou menor capacidade de uma empresa resistir aos impactos estimados.

Ver exemplo

 

 

Scan COVID-19 Municípios

Indicador de Resiliência

Recentemente, desenvolvemos um indicador de resiliência financeira, com o objetivo de medir a capacidade das empresas enfrentarem uma situação excecional de crise com impacto significativo na sua atividade.

No contexto da crise atual, a análise da resiliência financeira ganha enorme relevância e é importante compreender os fatores que a potenciam. O indicador de resiliência financeira complementa a análise do risco de failure (probabilidade de uma entidade encerrar com dívidas por liquidar) e do risco de delinquency (probabilidade de atrasos significativos nos pagamentos a fornecedores), e todos eles constituem elementos importantes a considerar nas estratégias de atuação na gestão do risco comercial com clientes e fornecedores, tão importantes em momentos de maior incerteza.

Ver indicador

Ver Estudo

 

Informe 2

Impacto estimado no volume de negócios

O contexto económico de 2020 teve um impacto significativo nos negócios em geral. Apesar de maioritariamente negativos, os efeitos sobre a atividade económica não foram sentidos de igual forma entre empresas de diferentes setores, nem mesmo entre empresas do mesmo setor.

É neste contexto de elevada incerteza que, com o objetivo de proporcionar uma referência útil para as decisões de negócio, surge o indicador do impacto estimado no volume de negócios das empresas em 2020.

Este indicador assenta num modelo desenvolvido pela Informa D&B que tem o objetivo de estimar o impacto que a crise provocada pela pandemia Covid-19 teve no Volume de Negócios de cada entidade.

Mais sobre o indicador

Valoracion Empresas[2]

Quer conhecer o grau de exposição da sua carteira?

Oferecemos-lhe uma análise do impacto da crise provocada pela pandemia Covid-19 no setor de cada entidade da sua carteira.

Aceder à oferta