Ver mais
Voltar ao topo

ESG – critérios ambientais, sociais e de governance

A sigla ESG (Environmental, Social, and Governance) compreende uma série de critérios que podem ser considerados para classificar a performance de uma empresa nestas vertentes.

Enquadramento

As práticas ambientais, sociais e de governance das empresas — conhecidas pela sigla ESG — serão cada vez mais escrutinadas, devido às crescentes pressões políticas e sociais e à existência de mais e melhores dados monitorizáveis.

Nos últimos anos têm surgido vários instrumentos legislativos com requisitos legais de reporte de informação não-financeira, sendo que em 2015, os governos de 193 Estados membros da ONU, assinaram a Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030.

As pressões que ajudaram a trazer os ESG para o centro das atenções relacionam-se não só com a maior escassez de recursos e com os impactos dos desastres naturais, mas também com as crescentes expetativas de que as empresas cada vez mais se empenhem em atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas.

Para este desenvolvimento sustentável, entendeu-se que o setor empresarial teria uma contribuição imprescindível, porque detêm capital humano, inovação e tecnologia.

 

Sustentabilidade 3

Importância do ESG para as empresas

Mais do que nunca, as questões sociais, a proteção ambiental e a boa gestão empresarial representam valores e ativos fundamentais para as empresas de qualquer dimensão.

Com um bom desempenho ESG, as empresas criam valor para si mesmas, nomeadamente no que diz respeito a:

  • Investimentos – importância dos critérios ESG em todo o processo de investimento das empresas;
  • Fornecedores e Clientes – consciencialização das empresas sobre riscos reputacionais e de conformidade que podem recair sobre elas próprias, através das suas relações comerciais com clientes e fornecedores;
  • Desempenho empresarial - vários estudos realizados confirmam uma correlação positiva e significativa entre o bom desempenho nas avaliações do ESG e o crescimento do volume de negócios bem como a rentabilidade a médio e longo prazo.
Vision Estrategica

Score ESG

A posição de uma empresa nas vertentes de ESG

Desenvolvemos o Score ESG, um indicador que reflete a posição relativa de cada empresa relativamente ao seu setor e às empresas de dimensão equiparável, quanto a um conjunto significativo de variáveis ESG, que a caraterizam num dado momento.

Em função da avaliação das diferentes variáveis e componentes que a caraterizam, a empresa é classificada numa escala / score de 5 classes:

1 - Mínimo | 2 - Reduzido | 3 - Médio | 4 - Médio-alto | 5 - Elevado

 

Análise de Indicadores ESG

Com o relatório Análise de Indicadores ESG é possível compreender de que forma os dados públicos sobre as empresas refletem as suas práticas ambientais, sociais e de governance, proporcionando uma visão do comportamento das empresas no contexto setorial.

Para essa análise são utilizados os seguintes indicadores:

  • Corporate Governance
  • Capital Humano
  • Ambiental

 

Solicita Demo

D&B Risk Analytics

A plataforma D&B Risk Analytics permite-lhe aprofundar e consolidar a informação da sua carteira de clientes e/ou fornecedores numa única ferramenta.

É uma solução que lhe dá acesso a gerir o desempenho do ESG da cadeia de abastecimento com maior profundidade e detalhe. Consolida informações do Ranking ESG e informações dos próprios fornecedores obtidas a partir de uma avaliação.

Entre as vantagens que oferece, podemos destacar:

  • Acesso a uma visão completa e detalhada da situação do ESG dos fornecedores em forma gráfica;
  • Combinação de dados de risco do ESG com informações comerciais;
  • Fornece relatórios sobre o desempenho do ESG de qualquer fornecedor que tenha concluído a avaliação;
  • Permite-lhe descarregar e partilhar relatórios e snapshots para facilitar a organização e colaboração dentro das equipas.

 

Peça uma demonstração

Chico Informe 2

D&B ESG Ranking

A D&B preparou o primeiro ranking global ESG para empresas de todo o mundo com dados de mais de 38 milhões de empresas, atualizados mensalmente.

O D&B ESG Ranking recolhe informação sobre dados ambientais, sociais e de governance, e atribui uma posição ESG global por cada uma das vertentes ESG: ambiental, social e de governance, para cada entidade.

Para aceder ao Ranking ESG da D&B pode consultar as seguintes soluções:

  • D&B Risk Analytics - ESG Rankings numa plataforma que disponibiliza avaliações e relatórios que permitem aprofundar o conhecimento dos critérios ESG dos seus clientes e fornecedores
  • API - ESG Rankings integrados vía API nos sistemas dos clientes
  • Batch File - ESG Rankings enviados num ficheiro batch .csv

 

Analisis Pagos 3