Ver mais
Voltar ao topo

Modelos de avaliação de risco

A Informa D&B Portugal é uma referência a nível nacional no desenvolvimento e implementação de soluções de scoring e de sistemas automatizados de decisão, tirando partido da sólida experiência da Dun & Bradstreet Worldwide Network, nesta área.

 

Avaliação do Risco de Failure

Modelo de avaliação de risco que indica a probabilidade de uma empresa cessar a atividade nos 12 meses seguintes, com dívidas por liquidar. Sendo um indicador preditivo, completa a informação proporcionada pela Avaliação de Risco de Delinquency.

O Modelo de Avaliação do Risco de Failure da Informa D&B permite, no enquadramento económico de cada momento, uma gestão de risco mais eficaz e melhores decisões de crédito, por ser o modelo que melhor reflete, em cada momento, as condições e caraterísticas do tecido empresarial português, além de ser também o mais rigoroso.

O rigor do processo de avaliação do risco de failure adotado pela Informa D&B é garantido por dois fatores fundamentais:

  • um modelo analítico com elevado poder preditivo,
  • atualização da avaliação de cada entidade, sempre que haja alteração significativa das variáveis consideradas na avaliação.

A ocorrência de um evento de failure significa a existência de dívidas por regularizar, o que resulta quase sempre na perda total do crédito comercial que tenha sido concedido à entidade em failure.

Obtém-se uma avaliação mais abrangente e rigorosa do risco de crédito conjugando a notação do risco de failure e a notação do risco de delinquency (risco de uma empresa pagar com atrasos superiores a 90 dias, nos 12 meses seguintes). As decisões de crédito podem, desta forma, ser otimizadas.

 

Avaliação do Risco de Delinquency

Modelo de avaliação de risco que indica a probabilidade de uma empresa pagar com atrasos superiores a 90 dias, nos 12 meses seguintes. Sendo um indicador preditivo, completa a informação proporcionada pelo Modelo de Avaliação do Risco de Failure.

Este sistema de notação inclui cinco classes de risco: da classe 1 – menos risco – à classe 5 – mais risco.

Obtém-se uma avaliação mais abrangente e rigorosa do risco de crédito conjugando a notação do risco de delinquency e a notação do risco de failure (risco de uma empresa cessar a atividade nos 12 meses seguintes, com dívidas por liquidar). As decisões de crédito podem, desta forma, ser otimizadas.

 

Indicador de Resiliência

Recentemente, desenvolvemos um indicador de resiliência financeira, com o objetivo de medir a capacidade das empresas enfrentarem uma situação excecional de crise com impacto significativo na sua atividade.

No contexto da crise atual, a análise da resiliência financeira ganha enorme relevância e é importante compreender os fatores que a potenciam. O indicador de resiliência financeira complementa a análise do risco de failure (probabilidade de uma entidade encerrar com dívidas por liquidar) e do risco de delinquency (probabilidade de atrasos significativos nos pagamentos a fornecedores), e todos eles constituem elementos importantes a considerar nas estratégias de atuação na gestão do risco comercial com clientes e fornecedores, tão importantes em momentos de maior incerteza.

Ver indicador

Ver Estudo

 

Informe 2

Paydex

Indicador estatístico do número médio de dias de pagamento além dos prazos acordados com os fornecedores. Esta ferramenta foi desenvolvida pela Dun & Bradstreet.

O Paydex gera um score de 0 a 100, quando é recolhido um histórico de, pelo menos, três experiências de pagamentos junto de três fornecedores diferentes, num período de 12 meses.

As experiências de pagamento são recolhidas junto das empresas participantes no nosso programa exclusivo Dun-Trade®. Milhares de empresas em todo o mundo participam neste programa de partilha de informação sobre experiências reais de pagamento.

 

Avaliação do Risco de Viability

Sistema de classificação da probabilidade de uma entidade do setor social encerrar atividade.

Incorporando ferramentas de avaliação preditiva e ferramentas de avaliação descritiva, o Viability Rating reflete a probabilidade de uma entidade do setor social encerrar, entrar em inatividade ou em insolvência, nos 12 meses seguintes, em comparação com a totalidade dos negócios em Portugal.

A cada entidade avaliada é atribuído um score, de 1 – risco mais baixo – a 9 – risco mais alto.

 

Modelos de Scoring à medida

A Informa D&B reúne um conjunto de condições ímpares para, numa lógica de parceria, acrescentar valor para os seus clientes, desenvolvendo e implementando modelos de scoring à medida:

  • conhece pormenorizadamente o tecido empresarial nacional e respetivos diferentes setores de atividade,
  • dispõe de ferramentas e know-how específicos de Scoring.
Rentavalua 2 01